Esta é mais uma atividade das letras do alfabeto que, apesar de parecerem simples, são ricas em conteúdo e você pode trabalhar várias habilidades através delas.
O primeiro conteúdo que pode ser trabalhado é a apresentação das 4 formas da letra Q, você pode, como complementação, fazer o traçado na lousa e pedir que cada aluno também o faça na lousa, que eles adoram, ou ainda desenhar as letras no chão e pedir que a criança passe por cima da letra de acordo com o traçado, entre outras possibilidades de trabalho. Só depois de explorar as diferentes formas, peça que treinem na folha que já possui linha grande e marcada para facilitar a escrita dela.
Outro conteúdo nesta atividade é a quadrinha, o pequeno texto com rimas, que é ótimo para memorização e muito importante para a fase de alfabetização. Sugiro que mantenha exposto na sala, em um cartaz, a quadrinha escrita e recite com os alunos todos os dias enquanto estiver trabalhando a letra Q, sempre se lembrando de apontar para cada palavra escrita. Para facilitar a memorização, invente gestos para algumas palavras, o que deixa a brincadeira ainda mais divertida.
Ainda trabalhando a quadrinha, peça aos alunos que, depois de recitá-la juntos algumas vezes, encontrem a palavra que representa a imagem acima, no caso QUEIJO e pinte de amarelo ou da cor que preferir. Faça questionamentos sobre essa palavra como: letra inicial e final, quantidade de letras e sílabas e outros que achar pertinente. Você pode inclusive trazer outros tipos de textos sobre o QUEIJO( textos informativos, curiosidades, receitas, entre outros) e deixar disponível para os estudantes no cantinho da leitura ou até usá-los para a leitura deleite da semana, já permitindo o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais.
Outra possibilidade nesta atividade é a criança entender que a leitura e escrita de um texto, como a quadrinha, começa de cima para baixo e da esquerda para direita. O que para nós já é automático, mas para uma criança talvez não seja. Para isso, além da leitura coletiva com um cartaz em que aponte para cada palavra, você pode pedir que pinte de azul a primeira palavra e de vermelho a última palavra da quadrinha. Outra possibilidade é o uso do caderno, você pode pedir que a criança copie em seu caderno a quadrinha.
Ainda na quadrinha, temos as rimas. Levando a criança a notar o som final das palavras e compreender que as sílabas representam sons. Peça que sublinhem de laranja (ou da cor que preferir) as rimas desta quadrinha. (QUATRO - QUADRADO)
Para finalizar, você também pode trabalhar a segmentação entre as palavras. Pintando, junto com os alunos os espaços entre elas. Mas lembre-se, o aluno ainda não tem autonomia para realizar esta atividade sem o apoio do professor, principalmente aqueles que ainda não são alfabetizados, necessitando de apoio para sua realização.
Habilidades:
EF01LP01- Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
EF12LP01- Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF01LP04- Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
Para baixar esta atividade, basta clicar no link abaixo.